PARIS FASHION WEEK

Mateus Nudelmann é único brasileiro a participar de uma das principais semanas de moda no mundo.

Inspirado na cultura indígena e nas riquezas da fauna e na flora amazônica, o curitibano Mateus Nudelmann apresentou sua coleção própria no Paris Fashion Week (PFW) no dia 3 de outubro de 2020, no Salon Marceau. Aos 25 anos, o jovem foi o único brasileiro a participar da PFW, após ser selecionado pela Flying Solo NYC – programa que dá espaço para marcas autorais e lança novos talentos do design independente para todo o mundo. Nudelmann foi um dos dez selecionados pelo programa, que recebeu inscrições de profissionais de 26 países. Segundo o designer, a maior inspiração, além da “brasilidade”, foi a mãe, a artista plástica Simone Campos.

Durante a Paris Fashion Week, Nudelmann apresentou oito vestidos. Quatro deles foram uma homenagem à cultura indígena e a exuberância da fauna e à flora amazônica brasileira. Por meio de cores, texturas e com muito bordado, conseguimos trazer um pouco da nossa riqueza para as passarelas francesas. As outras quatro peças, utilizamos estampas exclusivas desenhadas pela artista plástica Simone Campos, que também carregam o conceito da Amazônia.

“A receptividade da coleção brasileira em Paris foi além do esperado. Descrito por Mateus como uma partida de futebol, na qual via suas modelos entrar em campo e com muitos olhos voltados às passarelas, o dia do desfile foi uma emoção completa. “Eles [organização da Paris Fashion Week] quiseram que eu fizesse o encerramento do evento. Então, eu estava super ansioso e, como fui o último, acompanhei as lives do dia. Estava todo mundo torcendo por mim.” A coleção se destacou por trazer, entre cores e trabalhos manuais, riqueza histórica. Por isso, no fim do catwalk, não faltaram aplausos e convites para o curitibano.”
Revista TOPVIEW